Notícias

Notícias

Excursão leva jovens do Projeto Vida II ao Parque CienTec

Visita incluiu sessão em Planetário, trilha na Mata Atlântica e contato com laboratório de estudo de rochas que formam a superfície do planeta Terra

1

A AFESU Veleiros organizou uma excursão para cerca de 50 jovens do Projeto Vida II conhecerem o Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec), um museu interativo localizado no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, em São Paulo, com atividades dedicadas à astronomia, física, matemática, meio ambiente e geofísica. A visita teve o objetivo de complementar os conteúdos sobre História e Geografia  trabalhados nas oficinas do Projeto Vida II. “Mudar a perspectiva e estar com nossas jovens em novas situações traz um novo olhar para o dia a dia, enriquecendo nosso trabalho com elas”, disse Maria Cristina Vojvodic, coordenadora do Projeto Vida II.

Entusiasmadas e participativas em todas as atividades propostas pelos monitores, as jovens participaram de uma visita guiada em que assistiram a uma sessão no Planetário que apresentou o céu de São Paulo e sua inserção no universo. Elas também percorreram uma trilha ecológica em um trecho de Mata Atlântica em que conheceram um lago formado por nascentes do riacho do Ipiranga, além de espécies raras da fauna e da flora desse bioma. “Fomos brindadas com a visão pouco comum da passagem de bugios, o que proporcionou um momento de conscientização da necessidade de preservar os dons que recebemos da natureza”, disse Maria Cristina.

Outro ponto de destaque da visita foi à área do Parque sobre morfologia da superfície da Terra, em que as jovens conheceram diferentes tipos de rochas-mães, o que complementou a oficina já trabalhada no Projeto Vida II sobre formação, composição e proteção dos solos. “O contato com a natureza, quando realizado sob orientação e supervisão especializada, ganha uma dimensão nova, rica e desafiadora, e desperta nas alunas o desejo de conhecê-la cada vez mais e melhor”, disse Maria Cristina.