Sobre Veleiros

Metodologia Pedagógica

Para cumprir sua missão de formar mulheres protagonistas, transformadoras da realidade em seu entorno, Veleiros acredita que é necessário desenvolvê-las de maneira integral.

Por isso, os projetos da organização seguem a metodologia pedagógica da AFESU, baseada em quatro pilares: participação da família, valores éticos, preceptoria e aprendizagem significativa.

valoreséticos aprendizagemsignificativa participação da família preceptoria

Aprendizagem significativa

Os projetos da AFESU seguem o modelo de aprendizagem completa, composto por três fases: inspirar, em que se desperta nas alunas o interesse em aprender; capacitar, através de oficinas teóricas e práticas, com exemplos adaptados à realidade, tornando a aprendizagem significativa; e consolidar, fase em que o conhecimento é fixado por meio de seminários, estágios e visitas técnicas.

PRECEPTORIA

A AFESU acredita que a família é fundamental no processo de desenvolvimento das beneficiárias; por isso, realiza rodas de discussão, palestras e atendimentos particulares com seus familiares. O principal objetivo é contar ativamente com os pais na formação e na educação das crianças e jovens.

VALORES ÉTICOS

Respeito, serviço às pessoas e à sociedade, virtudes, ética e coerência são a base de todos os projetos da AFESU. A organização acredita que, além de apoio escolar formativo e qualificação profissional, as jovens precisam de formação humana e cidadã para conseguir enfrentar os desafios da vida profissional e pessoal.

PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

As alunas contam com acompanhamentos personalizados feitos por uma preceptora ao longo dos projetos. Nesses encontros, elas são encorajadas a traçar pequenas metas que as levem mais perto de seus grandes sonhos, além de discutir a importância da família e as consequências de suas atitudes e decisões em seu futuro pessoal e profissional.